GRI 102-9, 102-10
Em 2018, tivemos nossas compras transacionadas com 5.377 fornecedores através de 52.296 ordens de compra. As principais contratações envolveram prestadores de serviços de rede e fornecedoras de tecnologia e equipamentos. A maior parte das empresas que contratamos está localizada na região Sudeste. O planejamento estratégico é realizado com o suporte de uma área de Inteligência de Mercado, e os processos são executados pelo Centro de Soluções Compartilhadas (CSC), que atua na negociação, compra, contratação, avaliação e desenvolvimento de fornecedores. As negociações efetuadas pela Algar Telecom têm como base a aplicação da metodologia TCO – Total Cost of Ownership (Custo Total de Propriedade), que garante mais transparência e uma gestão mais assertiva dos contratos firmados.
Temos uma Política de Compras e Contratação de Serviços, e outras pertinentes ao tema, como a de Relacionamento com Órgãos Públicos e de Brindes. Dispomos de portal de compras, onde nossos parceiros atuais e potenciais podem acessar o Código de Conduta do Fornecedor, as políticas aplicáveis à relação com a Companhia, o Guia para Cadastro de Novos Fornecedores e o Manual de Usuário desse canal.
Antes e depois de contratados, os fornecedores são submetidos a avaliações jurídico-fiscais, econômico-financeiras e técnicas. Também são analisados aspectos atrelados aos direitos humanos, meio ambiente (conformidade ambiental), segurança de alimentos, saúde e segurança operacional e de responsabilidade social. Nosso contrato prevê cláusulas relacionadas aos quesitos avaliados e o desempenho dos fornecedores é analisado por meio de indicadores, de forma a identificar desvios que comprometam a qualidade dos nossos serviços.
Realizamos, em 2018, o Encontro Online, destinado a fornecedores da Algar Telecom e que contou com a presença da Organização das Nações Unidas (ONU). No evento, compartilhamos pensamentos e ações de gestão ambiental da Companhia, visando à mobilização dos fornecedores para a adoção das melhores práticas ambientais e de mitigação de impactos ao meio ambiente. A iniciativa é parte de nossa gestão ambiental, especialmente no que tange à mobilização de nossa rede de relacionamento, princípio denominado como Influência Sustentável – veja mais em Desempenho Ambiental.