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Algar Telecom

Segmentos de Atuação

GRI 102-4, 102-6

Segmento Telecom

Fazemos parte do dia a dia de consumidores, micro, pequenas e médias empresas, grandes corporações, e da indústria de telecomunicação do Brasil, oferecendo soluções seguras, modernas, robustas, integradas e com atendimento próximo. Atualmente, temos uma rede de aproximadamente 61 mil km de fibra ótica presente em 16 estados (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe), além do Distrito Federal, somando 350 cidades.

Nossa infraestrutura moderna e a qualidade dos serviços têm conquistado um alto nível de satisfação dos clientes. Nos contratos corporativos, a taxa de renovação atingiu 89% em 2018. Além disso, pesquisa realizada bianualmente pela empresa Expertise mostrou que, em 2018, 94% dos nossos clientes B2B de médio e grande portes estavam satisfeitos ou muito satisfeitos com nossos serviços e produtos. Nosso atendimento ao varejo (B2C) segue a mesma linha de resultado, já que o site ReclameAQUI nos reconhece, pelo terceiro ano consecutivo, como a Melhor Empresa para o Consumidor no Setor de Telecomunicações nos serviços de internet, telefonia fixa e telefonia celular. Durante 2018, também ficamos entre os primeiros colocados no Índice de Desempenho no Atendimento (IDA), publicado mensalmente pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, como prestadora de serviços de telecomunicações com o melhor atendimento nos serviços de banda larga fixa, telefonias fixa e móvel e TV por assinatura.

A receita bruta consolidada do segmento Telecom atingiu R$ 2.698,4 milhões em 2018, o que representa 3,5% de crescimento em relação a 2017. A margem EBITDA foi de 42,0%, aumento de 4,0 p.p quando comparada ao ano anterior.

Mapa de atuação


Clientes corporativos (B2B)

Oferecemos uma extensa infraestrutura, construída com moderna tecnologia e suportada por uma rede de aproximadamente 61 mil km de fibra ótica, sendo:

Possuímos 34 escritórios regionais, o que nos garante maior proximidade com nossos clientes corporativos. Nossa venda e atendimento consultivos contam com unidades próprias compostas por consultores técnicos e comerciais, nos permitindo crescer nesse mercado, bem como entregar maior valor agregado a nossos clientes.

Os clientes B2B são o grande foco de crescimento da Algar Telecom. Atuamos para expandir nossas redes em regiões brasileiras onde há baixas taxas de penetração de serviços de dados. Além disso, investimos no adensamento das redes já instaladas, por meio da oferta de produtos e serviços para clientes B2B, permitindo ganhos de escala e de eficiência nos serviços prestados.

Nosso portfólio de serviços destinado a clientes corporativos inclui:

> Links de dados com IP dedicado
> Serviços de voz sobre IP
> Serviços de Ethernet
> Clear channel
> Serviços de segurança de rede

Também oferecemos produtos padronizados de tecnologia, que proporcionam um atendimento completo aos nossos clientes, entre eles:

> Cloud
> Hosting
> Colocation
> Videoconferência
> Managed services
> PABX virtuais
> Anti-DDoS (Distributed Denial of Service)


Clientes de varejo (B2C)

Somos líderes na prestação de serviços de telecomunicações em 87 municípios nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. Nessas regiões, temos participação de mercado de 76% em banda larga fixa, 34% em televisão por assinatura e 33% em telefonia móvel, de acordo com dados de dezembro de 2018, divulgados pela Anatel.

Por meio de uma estratégia convergente, x-play, com possibilidades duo-play, triple-play, quadruple-play (banda larga fixa e móvel, telefonia fixa e móvel, TV por assinatura e serviços de valor agregado), atendemos mais de 1,2 milhão de clientes B2C, suportados por uma moderna rede móvel (3G, 4G e 4,5G) nas frequências 700Mhz, 850Mhz, 1.800Mhz e 2.100Mhz. Contamos também com uma extensa rede de banda larga fixa, com 58% dos clientes com serviços de UBL (com velocidades que variam de 10Mbps a 200Mbps), com tecnologias xDSLI, HFC e GPON.

Nosso portfólio de serviços destinado a clientes pessoa física inclui:

Internet banda larga, Telefonia móvel, Telefonia fixa, TV por assinatura.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
1 – Erradicar a pobreza


A Algar Telecom possui a filosofia de Servir a Região e o faz apresentando soluções a todos os públicos, independente do seu poder aquisitivo e classe social. Para atingir a meta de que até 2030 todos tenham acesso a serviços básicos e às novas tecnologias, oferecemos banda larga fixa e móvel em todas as regiões em que atuamos no varejo, independentemente do tamanho da cidade. Promovemos o acesso ao serviço básico e a tecnologias apropriadas de telefonia e internet às comunidades da nossa região de concessão em mais de 87 municípios, para mais de 1,2 milhão de clientes.

Temos muito orgulho de ter sido a primeira operadora do interior do Brasil a vender planos pré-pagos e a primeira a realmente vender celulares com aparelhos desbloqueados, iniciativas que privilegiam comunidades menos favorecidas. Temos planos acessíveis para a população de baixa renda, mantendo sua qualidade superior em prestação de serviços e atendimento de excelência em respeito a todos os seus clientes, porque a telefonia é um serviço vital para a educação inclusiva e para a viabilização da geração de emprego e renda.


9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura Estamos comprometidos e atuante com duas metas deste ODS:

1.    Aumentar significativamente o acesso às tecnologias de informação e comunicação e empenhar-se para procurar ao máximo oferecer acesso universal e a preços acessíveis à internet nos países menos desenvolvidos, até 2020.

  • O aumento do acesso a tecnologias por meio da comunidade é fator intrínseco aos negócios da Algar Telecom, que mantém indicadores específicos de acesso a tecnologias por preços acessíveis;
  • Disponibilizamos em todos os municípios da região de varejo o provimento necessário para acesso à banda larga (fixa a móvel);
  • Continuamos comprometidos com a melhoria de infraestruturas sustentáveis e de qualidade, capazes de garantir serviços de fácil acesso à comunidade de forma equitativa.

2.    Desenvolver infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente, incluindo infraestrutura regional e transfronteiriça, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano, com foco no acesso equitativo e a preços acessíveis para todos.

  • Para atingir essa meta, realizamos auditorias internas e externas com regularidade e temos compromisso com o desenvolvimento da infraestrutura de forma sustentável, cooperando com o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano;
  • Estamos comprometidos e estruturados para ser a empresa-referência em soluções digitais para o segmento B2B em nossas regiões de atuação;
  • Reconhecendo nossos resultados em 2018 para o cumprimento dessa meta, fomos premiados em áreas de governança corporativa, gestão de pessoas, sustentabilidade, inovação e atendimento ao cliente.



Segmento Tech – BPO/Gestão de TI

Nosso Segmento Tech – BPO (Business Process Outsourcing)/Gestão de TI atua em toda a América Latina, com escritórios na Colômbia, Argentina e México. No Brasil, possuímos 73 escritórios e 2 data centers e contamos com mais de 11 mil profissionais para garantir a melhor experiência dos clientes, a fim de promover inovação e entregas com excelência.

Em 2018, oferecemos mais ferramentas digitais para aumentar a produtividade na operação e melhores resultados para nossos clientes. Como resultado, o segmento apresentou margem EBITDA de 13,5% em 2018, avanço de 6,3 p.p. frente a 2017.

No segmento Tech, nossos negócios estão divididos em três frentes de atuação: Gestão de Relacionamento com Clientes, Gestão do Ambiente de Tecnologia e Gestão de Serviços de Telecom. Conheça os principais serviços a seguir.


Gestão de Relacionamento com Clientes


Gestão do ambiente de Tecnologia


Gestão de Serviços de Telecom

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