Fazemos parte do grupo Algar, reconhecido pelo pioneirismo, com controle familiar e gestão profissional. Investimos constantemente em inovação e somos reconhecidos pelas nossas práticas de governança corporativa. Movidos pelo propósito Gente servindo Gente, valorizamos os relacionamentos e o potencial humano, colocando as pessoas em primeiro lugar. Conheça a seguir os nossos principais ativos intangíveis: marca, Gente servindo Gente, sustentabilidade e inovação.
A Algar Telecom faz parte do grupo Algar, grupo empresarial brasileiro sólido que atua nos setores TIC, Entretenimento e Agro, com 89 anos de atividades, origem familiar e gestão profissionalizada e sustentável. Desde que a Companhia foi fundada, em 1954, somos pioneiros no setor de telefonia do Brasil e expandimos o negócio de Telecom para novos mercados, mantendo as premissas de qualidade dos serviços e satisfação de nossos clientes. O segmento Tech, operacionalizado pela Algar TI, torna-se cada vez mais relevante em seu mercado de atuação, alcançando reconhecimentos importantes no setor de tecnologia.
Em 2018, demos continuidade ao trabalho de fortalecimento de marca para evidenciar outros atributos da organização: o compromisso de servir, a inovação e a confiabilidade. Esse trabalho envolveu campanhas de comunicação com foco em meios digitais, patrocínios e outras ações de marketing. Entre elas, a série de campanhas de comunicação que recebeu o nome “Giga Pós Ilimitado” e “Algar Fibra”. Com a participação do ator Reynaldo Gianecchini, as peças demonstram que a Algar Telecom oferece as melhores soluções para seus clientes, buscando sempre o melhor atendimento e a satisfação de suas necessidades (clique aqui e veja o vídeo).
Outra iniciativa de disseminação de marca e que contribuiu para reforçar o começo das operações da Algar Telecom no Nordeste do País foi o início do patrocínio, em 2018, ao Ceará Sporting Club, que voltou para a série A do Campeonato Brasileiro – grupo de elite da disputa nacional. Com alcance nacional e ênfase no estado do Ceará, o contrato promove visibilidade da logomarca da Companhia no uniforme dos jogadores, ao mesmo tempo em que apoia um time dessa nova área de atuação.
Também contribuindo para a construção da marca Algar Telecom, demos continuidade ao patrocínio do Santos Futebol Clube. Além da visibilidade no uniforme dos atletas, a logomarca ganha destaque em materiais de merchandising, redes sociais e nas mídias eletrônicas, na sala de imprensa da Vila Belmiro (que recebe o nome Algar), além de ações de relacionamento com clientes atuais e potenciais.
A campanha Um Sonho de Natal aconteceu entre outubro e novembro de 2018. Disponibilizamos o portal “Algar um sonho de Natal”, por meio do qual recebemos depoimentos por vídeo, texto ou áudio, de pessoas que queriam realizar um grande sonho de alguém especial para elas.
Recebemos relatos de diversos sonhos, desde viagens turísticas até brinquedos para crianças carentes. Veja os sonhos realizados pela Algar Telecom:
Um Sonho de Natal | Marta
Um Sonho de Natal | O encontro
Priorizamos as relações humanas em todas as nossas atividades, por isso, “Gente servindo Gente” é nosso propósito de negócio, é o direcionamento de nossa cultura, atuação e estratégia. Construímos relacionamentos éticos, respeitosos e transparentes com nossos associados e com todos os demais stakeholders, internos e externos.
Nossa forma de agir faz com que sejamos reconhecidos pela boa qualidade de nossos produtos e serviços, sendo que 94% dos nossos clientes B2B de médio e grande portes estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a Algar Telecom. Em 2018, lançamos o programa “Pulso do Cliente”, que permite que nossos executivos tenham a oportunidade de vivenciar o atendimento ao cliente na prática, seja por telefone seja digitalmente. O projeto visa aperfeiçoar o atendimento e, dessa forma, proporcionar a melhor experiência aos clientes.
Também somos uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil e de Minas Gerais – veja mais em Prêmios e Reconhecimentos. Um importante recurso nesse sentido é a UniAlgar, referência nacional em universidade corporativa e ensino a distância – veja mais em Prêmios e Reconhecimentos.
GRI 102-13
Nossa visão sobre a sustentabilidade está relacionada a como nossos negócios podem contribuir para solucionar desafios atuais e futuros da sociedade e a como nos relacionamos com nossos públicos. Manter rigorosos padrões éticos de atuação; apresentar ao mercado soluções com alto valor agregado; trabalhar de forma mais conectada, simples, ágil e inteligente; ter responsabilidade sobre os impactos das nossas atividades no meio ambiente e na vida das pessoas; para nós, tudo isso está relacionado à sustentabilidade. Por isso, nossas ações, campanhas e projetos de sustentabilidade estão pautados em quatro estratégias: projetos sociais, governança climática, influência sustentável (relacionada à capacidade que temos de sensibilizar nossa rede de relacionamentos para práticas sustentáveis) e compliance.
Como forma de gerar mobilização diante desses e outros compromissos, temos um Comitê de Sustentabilidade, que se reúne trimestralmente e é composto por 67 representantes de todas as regiões de atuação da Algar Telecom. Destaca-se, também o Instituto Algar, uma associação sem fins lucrativos com ações nas frentes educacional, ambiental e de incentivos fiscais (veja mais em Desempenho Social).
A maturidade da gestão voltada à sustentabilidade foi reconhecida pelo sexto ano consecutivo, pelo Guia Exame de Sustentabilidade – veja mais em Prêmios e Reconhecimentos. Conheça em Desempenho Ambiental a nossa gestão sustentável e como estamos alinhados a agendas internacionais.
Temos o compromisso de desenvolver tendências e novas tecnologias; criar oportunidades de colaboração com outras empresas ou start-ups parceiras e clientes, instituições e comunidade; realizar experimentações ágeis, com análises consistentes; e apresentar resultados que nos permitam incorporar inovações a processos internos e a soluções para clientes e suas cadeias de valor. Nossas ofertas estão alinhadas à transformação digital, com multiconexão, automação e inteligência artificial, aplicáveis a diferentes segmentos de negócio.
Nesse sentido, merecem destaque o Brain, Instituto Privado de Ciência e Tecnologia, e a Estação, lançada no final de 2018 (clique aqui para saber mais). No segmento Tech, constantemente reforçamos nosso posicionamento como precursores em transformação digital, por meio do lançamento de soluções inovadoras, com inteligência artificial aplicada. Entre elas, desenvolvemos uma metodologia exclusiva de transformação digital, chamada Customer Experience Improvement – veja mais em Transformação Digital.