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Algar Telecom

Mensagem da Administração

Encerramos 2018 com significativo crescimento da Algar Telecom, apesar do cenário de instabilidade da economia brasileira. A receita líquida totalizou R$ 2.867,3 milhões, crescimento de 6% sobre 2017. O lucro líquido alcançou R$ 316,1 milhões, superando em 38% o resultado do ano anterior. Esses números evidenciam a eficiência na implementação da estratégia da Companhia e dos diferenciais competitivos de nossos produtos e serviços.

Os resultados refletem a continuidade da expansão geográfica, novas possibilidades de mercado e o consequente aumento da nossa capilaridade. Em 2018, ampliamos a atuação no Sul e Sudeste e demos início às operações no Nordeste do País, viabilizadas após a implantação do cabo submarino Monet, que liga São Paulo à Flórida, tocando a costa brasileira em Fortaleza. No Nordeste, entramos nas principais capitais, divididas em 18 localidades, por meio de 6 novos escritórios regionais nos estados de Alagoas, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, além do Espírito Santo. Visando também à aceleração da expansão da Companhia, adquirimos em leilão ativos da Cemig Telecom, nos estados de Bahia, Ceará, Pernambuco e Goiás.

Além de mantermos o crescimento da base de clientes, especialmente empresariais, ampliamos a oferta de produtos e serviços, para atender às necessidades integradas desses clientes em Telecom e TI, com serviços cada vez mais digitais. Destinado às pessoas físicas, lançamos o Algar Fibra, reflexo dos investimentos que vêm sendo realizados em Fiber to the Home (FTTH) para proporcionar altas velocidades no tráfego de dados.

Visamos ser precursores na transformação digital do relacionamento com clientes e referência em gestão de tecnologia, proporcionando uma melhor experiência ao consumidor final, mais eficiência nos processos e um alto retorno do capital investido. Para alcançar esse objetivo, somos associados-fundadores do Brain, Instituto Privado de Ciência e Tecnologia, que, desde o segundo semestre de 2017, apoia a criação de novos produtos, serviços e modelos de negócio em quatro temáticas principais: Internet das Coisas (IoT), Cloud, Cyber Security e Digital, utilizando metodologias ágeis e processos inovadores. As primeiras soluções desenvolvidas em parceria com o Brain já se encontram em nosso portfólio e estão disponíveis ao mercado. Com base no mesmo método, no final de 2018, lançamos a Estação, uma estrutura que integra associados de diferentes áreas para possibilitar a absorção dessas soluções disruptivas de forma ainda mais ágil.

A constante busca pela qualidade do serviço e pela proximidade aos clientes se mostrou bem-sucedida, conforme apontou a pesquisa que realizamos, em 2018, com o apoio do Instituto Expertise, evidenciando um grau de satisfação de 94% dos nossos clientes corporativos. Durante todo o ano, ficamos entre os primeiros colocados do Índice de Desempenho no Atendimento – IDA, publicado mensalmente pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, nos serviços de banda larga fixa, telefonias fixa e móvel e TV. Ainda nesse sentido, fomos novamente reconhecidos como referência de atendimento pelo portal ReclameAQUI, diferenciando nosso modelo de relacionamento ao do setor. Esses reconhecimentos reforçam que todos os associados estão alinhados ao propósito corporativo de Gente servindo Gente, trabalhando sempre para entregar as melhores soluções aos clientes e para perseguir a meta do first call resolution, fatores que contribuem para a geração de valor da Algar Telecom.

Além dos avanços em tecnologia e inovação para proporcionar a melhor experiência aos nossos clientes, a sustentabilidade também norteia as operações tanto no segmento Telecom quanto no Tech – BPO/Gestão de TI. Nesse sentido, fomos campeões no Guia Exame de Sustentabilidade, pelo sexto ano consecutivo, evidenciando que a abordagem que damos à sustentabilidade tem sido efetiva. Somos signatários da Rede Brasil do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas, uma das principais iniciativas de engajamento do setor privado em sustentabilidade. Em 2018, mapeamos e correlacionamos as ações e iniciativas que foram promovidas pela Algar Telecom de acordo com a aderência aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), metas globais de desenvolvimento sustentável, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

O ano também foi bastante positivo com relação ao desempenho do segmento Tech – BPO/Gestão de TI. Consolidamos iniciativas de eficiência operacional e fizemos uma revisão completa do nosso portfólio de serviços, passando a oferecer um maior número de ferramentas digitais para alcançar mais produtividade na operação e melhores resultados para nossos clientes. Como resultado, o segmento apresentou margem EBITDA de 13% em 2018, ante 7% em 2017, e o melhor lucro líquido de todo o histórico desse segmento de negócio.

A Algar Tech conquistou, também, o primeiro lugar no prêmio “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”, na categoria Indústria digital – TI e Telecom, e o décimo lugar na classificação geral. Ao longo de 2018, a empresa inaugurou mais dois espaços de inovação – um na sede em Uberlândia e outro no escritório de São Paulo. O primeiro, que ganhou o nome de Digital Garage, é uma área de 30 m² que contém toda a infraestrutura necessária para realização de sessões de design thinking, com pequenos grupos, e convida as pessoas para a inovação disruptiva. O outro, localizado no bairro da República, já é o terceiro Innovation Lab da Empresa.

Fomos reconhecidos, ainda, pelas nossas práticas de divulgação de informações corporativas e governança, seja via publicação do relatório anual seja através das demais interações que fazemos com o mercado, com recebimento dos Prêmios Abrasca e Troféu Transparência, concedidos, respectivamente, pela Abrasca (Associação Brasileira de Companhias Abertas) e pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).

No âmbito financeiro, realizamos com sucesso a sétima emissão de debêntures e a primeira de notas promissórias, com a captação de R$ 800,5 milhões cuja demanda superou as expectativas iniciais de R$ 300 milhões. Essas captações permitiram que a Companhia melhorasse o perfil de endividamento e, diante do crescimento do EBITDA em 24%, encerrasse 2018 com nível de alavancagem (relação dívida líquida/EBITDA) levemente inferior ao do ano anterior.

Em 2019, seguiremos com a expansão das operações e o crescimento do negócio, tornando a Companhia cada vez mais nacional e posicionada de forma a prover serviços diferenciados em qualidade e proximidade aos nossos clientes. Manteremos ações voltadas a aprimorar cada vez mais o atendimento e a satisfação dos nossos clientes, a eficiência da nossa organização, o bem-estar de todos os associados e a geração de valor aos acionistas, seguindo a missão de integrar pessoas e negócios de forma sustentável e alinhados ao propósito corporativo de Gente servindo Gente.




Jean Carlos Borges
Diretor-presidente da Algar Telecom

Luiz Alexandre Garcia
Presidente do Conselho de Administração da Algar Telecom
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