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Nossa Gente

Relacionamento com Clientes

GRI 418-1

O cliente é nossa razão de existir. Esse é um dos valores da Algar Telecom, que representa uma frase do fundador do grupo Algar, Alexandrino Garcia. Trabalhamos constantemente para aprimorar o relacionamento com esse público, utilizando novas tecnologias, metodologias e abordagens, que possam melhorar a experiência de nossos clientes. Para isso, estudamos a jornada do cliente desde o momento da venda, entrega, pós-venda e, principalmente, o dia a dia desse relacionamento.

Usamos metodologias e processos que nos permitem entender a realidade dessa jornada e, consequentemente, tomar decisões e comunicações assertivas. Um dos destaques nesse campo é a implementação do CEM – Customer Experience Management (Gestão da Experiência do Cliente), baseado em inteligência artificial e cognitiva.

Em 2018, atuamos para que a jornada do cliente fosse mais simples. Nossos esforços são centrados para que os problemas sejam resolvidos o mais rápido possível. No autosserviço, usamos ferramentas de automação que permitem a execução de procedimentos técnicos a distância, favorecendo a agilidade do atendimento, a eficiência de nossas operações e a satisfação do cliente. Para verificar se essas medidas são eficazes, utilizamos a métrica chamada First Call Resolution (FCR), que mede a taxa de resolução de problemas no primeiro contato do cliente. Encerramos 2018 com FCR de 68%.





Pleno funcionamento dos serviços e prontidão para resolução de problemas.

Habilidade de se colocar no lugar do outro, gerando proximidade. 

Autonomia para reduzir o esforço do cliente. 

Sabedoria na utilização dos recursos, buscando resolver problemas no primeiro contato.


Atendimento integrado em múltiplos canais

Adotamos soluções para integrar os múltiplos canais de relacionamento oferecidos pela Algar Telecom, com o objetivo de reduzir o esforço do cliente e tornar mais eficiente o trabalho das centrais de atendimento. Com isso, podemos acessar um único histórico de relacionamento com o cliente, que inclui as interações em todos os canais: voz, URA (Unidade de Resposta Audível), e-mail, chat, portal, aplicativos, chatbots, SMS e mídias sociais. A ideia é desenvolver ainda mais esse sistema, por meio do atendimento omnichannel, que deve ser implementado em 2019, contribuindo para reduzir significativamente as informações fragmentadas e desencontradas e para aumentar a satisfação dos clientes.


Capacitação para servir com excelência

Além da agilidade e eficiência que a automatização proporciona, prezamos pelo contato direto com o cliente, garantindo a relação interpessoal. O atendimento para clientes B2B é totalmente internalizado e, para clientes do varejo, é realizado pela frente de negócio de Gestão de Relacionamento com Clientes da Algar TI. Para proporcionar a melhor experiência do cliente e oferecer um atendimento personalizado de modo que a percepção sobre nossos serviços seja cada vez mais positiva, entendemos que a capacitação de nossos associados tem papel fundamental. Em 2018, investimos na capacitação e na certificação dos atendentes, para que eles dominem assuntos relacionados às soluções de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).


Segurança das informações

Sabemos que possuímos muitas informações importantes e confidenciais de cada um de nossos clientes, por isso, a manutenção de sistemas de segurança dos dados é parte essencial na nossa operação e foco de constante aprimoramento. Em 2018, não foram registrados vazamentos de dados, roubo e/ou perda de informações confidenciais de clientes da Algar Telecom.

Também mantemos esforços para acompanhar alterações normativas, garantindo que nossa atuação respeite as normas e a legislação brasileira. Nesse sentido, em 2018, demos atenção especial ao início da implantação do projeto Celular Legal, regulamentado pela Anatel e que objetiva combater o uso de celulares adulterados e roubados, por meio de um sistema informatizado de parceria entre a agência, prestadoras e fabricantes de celulares. Da mesma forma, estamos nos adequando às exigências da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), recém-criada pela lei de proteção de dados, sancionada em agosto de 2018, que prevê a coleta apenas dos dados considerados essenciais e necessários para a realização do serviço.



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