Mantemos diversas frentes de trabalho – para atrair, engajar e desenvolver nossos associados – que incluem programas de gestão do desempenho, como participação nos lucros, incentivo para movimentações internas e promoções por meritocracia. Em 2018, as ações de destaque foram: Programa de Coaching e Mentoring; Programa de Desenvolvimento Executivo; treinamento em canais de distribuição; participação no Programa Líderes que Ensinam; promoção para funções de maior complexidade; e benchmark internacional em empresas de alto desempenho no setor de tecnologia.
Nossas práticas de atração e engajamento impactam diretamente o índice de turnover, indicador que caracteriza o fluxo de admissões, demissões e remanejamentos, e demonstra a capacidade de atrair e manter colaboradores engajados. Em 2018, o turnover foi de 14%, mantendo-se estável em relação a 2017 e abaixo do registrado pelo mercado (20%, segundo dados da PwC). Veja mais sobre as taxas de contratação e rotatividade nos Complementos dos indicadores GRI.
A Pesquisa de Clima Organizacional é um importante instrumento para conhecer a opinião dos profissionais. Ao longo do ano, realizamos consultas rápidas permitindo que os gestores apliquem pesquisas personalizadas e acompanhem os resultados de seus departamentos, as ferramentas de análise comparativas com o próprio histórico e com o mercado, e os algoritmos que identificam comentários mais relevantes. O índice de favorabilidade da Algar Telecom é de 83% e o engajamento dos associados atingiu 82% na última pesquisa, realizada em 2017. Em 2018, atuamos nos pontos menos favoráveis e, em 2019, faremos uma nova mensuração para verificar se as soluções adotadas foram eficientes.
Em 2018, cerca de 47% das vagas abertas foram preenchidas por talentos internos, incluindo estagiários. Construímos com todos os associados uma trilha de carreira, que pode ser linear (para cargos de liderança) ou em Y, quando há progressão de carreira para cargos não gerenciais, como especialistas em determinadas áreas de conhecimento, por exemplo. Apresentamos as possibilidades de crescimento profissional e damos preferência ao recrutamento interno.
Avaliamos a performance anualmente e orientamos as lideranças a realizarem feedbacks frequentes, e não apenas em ocasiões de consolidação de resultados. Mantemos, desde 2017, o Processo de Avaliação de Performance (PAP), que abrange:
Avaliamos o desempenho dos executivos com base na metodologia Nine Box, que considera o potencial e o desempenho dos talentos, permitindo uma visão ampla das competências e dos pontos a serem trabalhados. Os planos de desenvolvimento e as metas são personalizados.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
5 – Igualdade de gênero
Com o compromisso de promover a comunicação que favoreça a erradicação de toda forma de preconceito e violência contra a mulher, a Algar Telecom atua na influência positiva da sua rede de relacionamento e participa ativamente do Programa Algar sem Barreiras, cujo propósito é maximizar a promoção da diversidade e do combate a todo tipo de discriminação, de gênero, etnias, LGBT, gerações e PCD (Pessoas com Deficiência). Em 2018, foram realizados estudos e atividades de impacto na promoção da igualdade de gênero como:
Buscando manter um ambiente de respeito e tolerância às diferenças – sejam de gênero, idade, deficiência, raça ou orientação sexual –, lançamos em 2018 o programa Algar Sem Barreiras. Como parte da iniciativa, o Comitê de Diversidade foi criado para assegurar a manutenção de um ambiente sem discriminação. Promovemos workshops para conscientizar os associados sobre o tema e realizamos três edições do evento “A vida da mulher como ela é”, para debater assuntos relacionados aos desafios das mulheres; 100% dos associados tiveram acesso aos conteúdos. Também fizemos uma série com cinco videoaulas para toda a alta gestão sobre diversidade no ambiente corporativo. Homens e mulheres têm igualdade de condições e equiparação de remuneração na Algar Telecom. A eficiência do programa Algar Sem Barreiras foi reconhecida pelo Guia Exame de Sustentabilidade – veja mais em Prêmios e Reconhecimentos.
Oferecemos remuneração justa e meritocrática, que abrange uma parcela fixa e outra variável, atrelada ao cumprimento de metas – objetivos específicos para cada associado, definidos de acordo com sua atuação e alinhados ao planejamento estratégico da Algar Telecom – e participação nos resultados, além de um pacote de benefícios alinhado com padrões de mercado. A política de remuneração é tratada em acordos de negociação coletiva, que abrangem 99% dos associados (somente executivos não participam do acordo, pois têm suas regras de remuneração previstas em Regimento).
Queremos fazer a diferença para jovens das regiões onde estamos inseridos. Sabendo da importância do treinamento e da inserção no mercado profissional para graduandos, mantemos um programa de estágio altamente qualificado e que oferece opções reais de contratação aos jovens após o encerramento do programa – conforme a disponibilidade de vagas. Mantivemos 265 estagiários e jovens aprendizes em nosso quadro em 2018. O percentual de contratação é de 60%, desde a implementação do programa, em 2018. Além disso, em 2018, lançamos o programa Jovem Técnico, por meio do qual capacitamos 25 jovens em início de carreira para atuação na área técnica do segmento Telecom – o índice de aproveitamento da primeira turma foi de 75%.
Promovemos treinamentos, fóruns de discussões, workshops, encontros, tanto presenciais quanto a distância, pela internet – o que facilita o acesso para equipes que atuam fora dos escritórios.
Periodicamente, realizamos um levantamento de necessidades de desenvolvimento de nossos associados, o que orienta os investimentos em iniciativas como cursos presenciais, a distância, fóruns de discussões, workshops, encontros e geração de conteúdo informativo. As demandas de treinamento são direcionadas, em sua maioria, para a UniAlgar – Universidade Corporativa do grupo Algar, que favorece a competitividade das empresas por meio da educação.
Temos métodos inovadores, curadoria de conteúdo educacional, plataformas de conhecimento interativas, educação a distância, estudos de caso e outras ferramentas que apoiam a prosperidade dos nossos negócios e dos clientes.
Mantemos parcerias com universidades como a Fundação Dom Cabral, Fundação Getulio Vargas e outras instituições nas cidades onde atuamos, que permitem ao associado realizar cursos relacionados a suas atividades profissionais com o apoio financeiro da empresa (auxílio-educação), desde que enquadrado na nossa política de benefícios.
Em 2018, a Algar Telecom ministrou 2.402 mil horas de treinamento, média de 149 horas por associado. Foram realizados 139 cursos presenciais e 1.663 na modalidade à distância. Os destaques foram #SOUALGAR, programa de integração dos associados e Jornada Digital, programa de desenvolvimento dos associados, na modalidade a distância. Os presenciais foram: Pulso do Cliente – interface estruturada de lideranças com o cliente; Academia da Excelência – formação do contact center da Algar Telecom; Workshop de Gestão de Gente – formação de todas as lideranças sobre o jeito Algar de liderar e Metodologia de vendas – treinamento da força de vendas corporativa.
Privilegiamos as experiências para a consolidação de resultados, por isso, equilibramos os treinamentos com:
70% de prática,
20% de mentoria,
10% de conteúdo.
Oferecemos canais de comunicação como o Programa de Integração de Talentos (PINT), a intranet corporativa (Algarnet), uma rede social interna via Facebook (Workplace), programa semanal em vídeo (TV Algar), notícias rápidas em telas espalhadas pela empresa (Toda Hora), boletins internos (Fique por Dentro), reuniões presenciais e a distância, ferramenta de chat entre associados e o Programa Falando de Resultados, que é um encontro para diálogo sobre estratégia, objetivos e resultados.