Fechar [x]

Gestão Socioambiental

Desempenho Social

Instituto Algar

Os investimentos sociais da Algar Telecom são realizados por meio do Instituto Algar, que dá diretrizes e coordena as ações nas frentes educacional (contribuindo com a melhoria da educação do Brasil, com atividades e formações para alunos e professores), ambiental (articulando, mobilizando e sensibilizando a Empresa a continuar implementando iniciativas ambientais) e de incentivos fiscais (ao patrocinar projetos disponibilizados via leis de incentivos: municipais, estaduais e federal).

Diante da expansão geográfica das operações da Algar Telecom, também aumentamos a extensão dos projetos de cunho social para essas regiões, mantendo o nosso compromisso de investimento nas comunidades onde estamos inseridos. Em 2018, cerca de 380 educadores de 115 escolas em 30 cidades receberam o apoio da Companhia, beneficiando 9.000 alunos.

Em 2018, investimos diretamente R$ 2,2 milhões em projetos educacionais, culturais e ambientais. A escolha dos projetos segue critérios, essencialmente, estratégicos, geográficos (relacionados às áreas de atuação da empresa) e financeiros. O Instituto propõe e implementa indicadores de monitoramento e diagnósticos, que ajudam a demonstrar o impacto socioambiental das iniciativas.

Clique aqui para ver mais informações sobre os programas e as principais realizações do Instituto

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
4 – Educação de qualidade

A Algar Telecom é parceira e mantenedora do Instituto Algar, que tem como foco a melhoria da educação de comunidades em que o grupo Algar está presente e sua atuação contribui diretamente para as seguintes metas:

  • Garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário;
  • Assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior;
  • Aumentar o número de jovens e adultos que tenham competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo;
  • Aumentar o contingente de professores qualificados.

Um case de sucesso é o Projeto Talentos de Futuro, que contribui com o objetivo da Educação de Qualidade e visa aumentar substancialmente o número de jovens com habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.

Além de gerar oportunidades, o projeto também prepara organizações sociais que tenham desejo e possibilidade de replicar a metodologia e assim transformar as vidas de jovens estudantes de 14 a 18 anos, do ensino médio público na promoção do desenvolvimento de competências comportamentais. 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
13 – Ação climática


Também por meio do Instituto Algar contribuímos com o ODS “ação climática”, promovendo a comunicação e conscientização de temas sustentáveis para nossa rede de relacionamento, especialmente para a comunidade em que estamos inseridos.  

Para atingir a meta de melhoria da educação e aumento da conscientização sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta sobre a mudança climática, este é um tema presente nas ações do Instituto Algar, garantindo que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável.

Compromisso com programas educacionais

Direcionamos nosso investimento social a programas educacionais, em parcerias com escolas públicas e secretarias de educação nas nossas regiões de atuação. Estamos presentes em 24 municípios de oito estados brasileiros com os seguintes programas:

Projetos incentivados

Direcionamos todo o recurso de incentivos fiscais permitido para projetos na área de cultura, saúde, esporte e apoio às crianças e adolescentes em situação de risco social. Para viabilizar esses patrocínios, contamos com o apoio do Comitê Corporativo de Incentivos Fiscais, que apoia a identificação e a gestão de recursos em âmbito municipal, estadual e federal. Em 2018, foram apoiados 59 projetos, totalizando R$ 11,2 milhões de investimento. Clique aqui para saber mais.

Levando cultura e arte a pequenas cidades

Temos orgulho de patrocinar projetos de cultura, que levam música clássica e filmes para cidades que não possuem espaços para a apresentações artísticas e cinema – apenas cerca de 10% dos municípios brasileiros têm salas de exibição. Levamos a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais para cidades com até 40 mil habitantes e mantemos o Cine Família na Praça, programa que leva cinema à céu aberto para municípios com até 20 mil habitantes. Em 2018, 23,6 mil pessoas nas cidades de Nova Serrana, Pará de Minas, Passos e Poços de Caldas puderam disfrutar das sessões e apresentações.

Compartilhar
37