Somos mantenedores do Brain, Instituto Privado de Ciência e Tecnologia, que conecta ideias e pessoas – inspirado no modelo de inovação aberta – para o desenvolvimento de soluções disruptivas com foco em novos produtos, serviços e modelos de negócio. Desde a sua criação, em 2017, o Brain atua em quatro temáticas principais: Internet das Coisas (IoT), Cyber Security, Cloud e Digital.
Formar parcerias estratégicas para simplificar o dia a dia de pessoas e empresas por meio do desenvolvimento de soluções de negócios disruptivas, utilizando a metodologia Agile.
Estrutura do Brain
O Brain também realiza parcerias seja com relevantes empresas do setor de tecnologia e telecomunicações seja com start-ups que estejam alinhadas com os objetivos de desenvolvimento de novos modelos de negócio, focados em soluções para facilitar, principalmente, o cotidiano de empresas. Além disso, mantém parceria com as incubadoras IBI (Israel Brazil Innovations) e com a ACE (Aceleradora de Startups e Inovação Corporativa) para avaliar e desenvolver ideias disruptivas nos contextos de Israel e Brasil, respectivamente. Conheça mais sobre os assuntos discutidos e estudados pelo Brain no blog do Instituto.
Para disseminar a cultura de inovação dentro da Algar Telecom fizemos, em 2018, um trabalho de capacitação on the job com 60 associados da Companhia, que vivenciaram e conheceram na prática o modelo de desenvolvimento Ágil no Brain. Da mesma forma, em 2018, estruturamos a Estação, uma área da Companhia, que atua focada em duas Tribos: TIC e Experiência Digital de Cliente (estruturada no mesmo modelo do Brain, com associados de diferentes áreas atuando em conjunto para alavancar os canais digitais tanto em processos de vendas e relacionamento com clientes quanto para viabilizar entregas mais rápidas). Graças às metodologias Lean e Ágil, a Estação permitirá à Algar Telecom a escalada mais rápida de projetos e soluções disruptivas. A perspectiva é que, em três anos, 70% das áreas elegíveis da Algar Telecom esteja estruturada e trabalhando nesse formato, gerando uma sinergia maior aos processos.
Lançamos, em 2018, o Smart Fi Pro, desenvolvido com base na metodologia do Mínimo Produto Viável, sendo aprimorado ao longo de versões simplificadas, garantindo o sucesso do produto quando apresentado oficialmente ao mercado.
O Smart Fi Pro permite aos nossos clientes uma gestão inteligente da sua rede wi-fi, possibilitando aumentar suas margens, através do conhecimento do perfil e do histórico dos seus usuários. O produto também garante a máxima segurança de dados, com controle de acessos, conteúdos e aplicações.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
8 – Trabalho digno e crescimento econômico
A indústria de telecomunicações é uma grande impulsionadora do crescimento econômico, especialmente em função da banda larga e geração de empregos diretos e indiretos.
Com a inspiração do propósito corporativo de Gente servindo Gente, conseguimos intensificar o investimento no desenvolvimento dos talentos para a melhoria contínua do nível de produtividade por meio de programas de Inovação e modernização tecnológica, fatores intrínsecos aos negócios da nossa empresa. A empresa fundou o Centro de Tecnologia e Inovação – Brain, para fomentar o ecossistema de inovação no Brasil. A iniciativa realiza o desenvolvimento de competências em metodologias ágeis dos associados (colaboradores) Algar Telecom e a articulação com os setores de inovação, a exemplo das start-ups.
O ano foi marcado por cases e premiações em modernização tecnológica e inovação da empresa e isso certifica o caminho e estratégias adotados para a promoção desse importante objetivo do desenvolvimento sustentável.
O fluxo do Brain envolve três etapas principais: ideação, preparação e desenvolvimento. Na primeira fase, são analisadas ideias de soluções disruptivas e é feita uma prospecção com empresas e start-ups para verificar as principais discussões acerca de inovações e potenciais projetos a serem desenvolvidos. Na fase seguinte, as ideias são submetidas ao Comitê Consultivo, órgão responsável pela avaliação das oportunidades. Por fim, o desenvolvimento é feito pelos squads, compostos por equipes multidisciplinares, o que proporciona a agilidade das entregas e permite que o Mínimo Produto Viável (MPV) esteja disponível ao mercado rapidamente e seja facilmente aprimorado até se alcançar o Desirable Product. Esse processo leva cerca de seis meses e é mais assertivo, pois, entre o MPV e o produto final, o cliente pode enviar sugestões de melhoria sobre o produto de acordo com as suas necessidades.
Com o lançamento da Estação, área da Algar Telecom 100% estruturada de acordo com as metodologias Agile e Lean, os produtos desenvolvidos pelo Brain poderão ser mais facilmente inseridos ao portfólio da Companhia e escalados em um período de 15 a 30 dias. Anteriormente, devido à diferença entre as estruturas do Brain e da Algar Telecom, uma solução chegada do Brain levava cerca de 4,5 meses para ser incorporada ao portfólio da Empresa.
Brain: assertividade e agilidade