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Edição do relatório de sustentabilidade

Sobre o Relatório

GRI 102-3, 102-45, 102-50, 102-51, 102-52, 102-53, 102-54, 102-56

Divulgamos nosso Relatório de Sustentabilidade, pelo 13º ano consecutivo. A edição de 2018 apresenta informações sobre a Algar Telecom e suas subsidiárias, em relação aos aspectos de governança, estratégia e desempenho. Este documento foi elaborado com base nas diretrizes GRI Standards, na opção de relato “Essencial”, da organização Global Reporting Initiative (GRI), metodologia que confere relevância, transparência e comparabilidade ao relato.

Você encontrará informações sobre os principais desafios e realizações no intervalo entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2018. Quando aplicável, os indicadores são apresentados com referência histórica de quatro anos anteriores, para propiciar a comparação dos resultados entre diferentes períodos.

As informações financeiras apresentadas seguem as normas internacionais de contabilidade, IFRS (sigla em inglês para International Financial Reporting Standards), e foram auditados pela E&Y. Os indicadores de desempenho socioambiental foram apurados e validados internamente e não foram submetidos à verificação externa.

O relatório está disponível no site da Algar Telecom. Incentivamos que os leitores nos enviem sugestões, críticas e considerações sobre o conteúdo e o formato do relatório. Para mais informações sobre esta publicação, por favor, entre em contato com a área de Relações com Investidores da Companhia:

ri@algartelecom.com.br
(34) 3256-2978
Rua José Alves Garcia, 415 – Bairro Brasil – Uberlândia-MG (sede da Algar Telecom)


Como foram escolhidos os temas do relatório?

GRI 102-46, 103-1, 102-48, 102-49, 102-40, 102-42, 102-43, 102-44

Os temas abordados neste relatório foram definidos a partir da matriz de materialidade, definida por meio de consulta aos nossos públicos estratégicos, realizada em 2016. Na ocasião, pesquisamos os assuntos mais relevantes sobre a empresa em mídias (jornais, sites, blogs, fóruns e redes sociais) e benchmarks com outras companhias do setor e referências em reporte de sustentabilidade.

A partir de uma lista com 25 temas pré-selecionados, fizemos fóruns de discussão e pesquisas quantitativas com associados, clientes, fornecedores, credores e entidades representativas da comunidade, que são as partes que mais se relacionam com a empresa e conhecem, portanto, as questões que mais impactam o nosso negócio e a nossa relação com a sociedade e o meio ambiente. Internamente, realizamos a mesma avaliação com a alta gestão da Empresa.

O resultado dessa análise é a definição dos seis temas considerados mais relevantes para a Algar Telecom, na visão de seus stakeholdersveja a representação gráfica a seguir, na matriz de relevância.


Matriz de relevância

GRI 102-47

Para interpretar a matriz, observe que há três cores diferentes, que representam três categorias de temas: sociais (ícone azul), ambientais (verde) e econômicos (laranja). No eixo horizontal, é possível ver o posicionamento dos temas de acordo com a avaliação da alta gestão, enquanto o eixo vertical aponta a visão dos demais públicos consultados. Como a matriz revela, questões sociais foram predominantes.

Os números que aparecem com os ícones fazem referência aos temas disponibilizados no roteiro de consulta. Nos quadrantes da direita, estão os seis temas mais relevantes na visão da Empresa e de seus públicos estratégicos e que, portanto, foram priorizados para inclusão neste relatório.

GRI 102-55

TEMAS ECONÔMICOS 1. Desempenho econômico 
2. Presença no mercado 
3. Impactos econômicos indiretos 
4. Práticas de compras
TEMAS AMBIENTAIS 5. Uso de materiais e reciclagem 
6. Consumo de energia 
7. Gestão e impacto na biodiversidade
8. Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)
9. Resíduos eletrônicos
10. Impacto ambiental no uso dos produtos e embalagens
TEMAS SOCIAIS 11. Conformidade com leis e regulamentos
12. Gestão das relações de trabalho
13. Combate ao trabalho infantil
14. Treinamento e educação
15.  Mecanismos de queixas e reclamações relacionadas aos impactos na sociedade 16. Comunicação e marketing
17. Conformidade com leis e regulamentos sobre produtos e serviços
18. Saúde e segurança ocupacional
19. Privacidade do cliente
20. Avaliação de fornecedores em práticas trabalhistas 21. Gestão da saúde e segurança do cliente
22. Proteção de crianças e adolescentes
23. Acesso das pessoas a produtos e serviços de telecomunicação
24. Não discriminação
25. Combate à corrupção


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